sábado, 16 de janeiro de 2016

[Resenha] Um método perigoso


filme

O filme Um Método Perigoso, baseado no livro homônimo de John Kerr, dirigido por David Cronenmerg, faz uma discussão sobre um método proposto por Freud (Viggo Mortensen, indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante) em Observações Sobre o Amor Transferencial (1915), que ocorre quando o paciente se apaixona pelo seu analista. No filme, o analista Carl Jung (Michael Fassbender) põe em prática esta técnica com sua mais nova paciente, Sabina Spielrein (Keira Knightley), que desenvolve problemas psicológicos devido às surras que recebia de seu pai e que a deixava excitada.

Freud


O filme mostra que a relação analítica entre Jung e Sabina passa a envolver relações sexuais, o que vai contra ao que é proposto por Freud. O mesmo considera que o analista não deve satisfazer o desejo do paciente, o que não ocorre no filme. 
Freud arremata: o que o psicanalista poderia aprender com a repetição é prevenir-se contra a contra-transferência (sentimentos do analista depositados no 'paciente'). O amor da paciente teria sido induzido pela situação analítica e não "por sua capacidade de atração". Do outro lado, para a paciente, as alternativas são: abandonar o tratamento ou aceitar uma paixão insatisfeita, à qual renunciaria em benefício da própria transformação.(http://www.franklingoldgrub.com)
No filme, a paciente realiza seus desejos, o que acaba comprometendo a análise e desencadeiam sentimentos de ambas as partes. É possível observar a técnica transferencial se desenvolvendo em várias cenas, como no momento em que Sabina beija Jung, ou em seu interesse na relação de Jung com sua esposa.

psicanalise

Um metodo perigoso

Pode-se observar no filme, as primeiras desavenças entre Jung e Freud, que surgem a partir da resistência de Freud em lidar com fenômenos ligado à espiritualidade e ao fato do mesmo estabelecer seu lugar de autoridade frente à Jung. O que acarreta no rompimento da amizade de ambos. 

Jung fica dividido entre sua esposa e sua amante, e opta por romper todas as ligações com Sabina e se manter ao lado de sua esposa e filhas. O filme termina com Jung em frente ao lago que pertence à sua casa fazendo uma auto-análise de sua vida em um diálogo com Sabina, que agora se encontra casada e esperando um filho de seu marido, que também é médico.

Escrito por Kerolainy.


Nenhum comentário:

Postar um comentário