sexta-feira, 2 de outubro de 2015

[Resenha] Os Espiões - Luis Fernando Verissimo


Os Espiões conta a história do funcionário de uma editora, formado em letras, que trabalha numa pequena editora de Porto Alegre, cujo principal título lançado até então foi "Astrologia e Amor", um guia astral de qualidade duvidosa, mas que tem lá suas leitoras. O funcionário, e também narrador da história, tem a função de examinar os originais que chegam pelo correio e assim definir o futuro dos textos. Ele decide o destino dos originais de acordo com seu humor durante a semana, “Nas segundas-feiras estou sempre de ressaca, e os originais que chegam vão direto das minhas mãos trêmulas para o lixo. (...) Vez que outra eu recomendo a publicação de um original que chega à minha mesa. Principalmente se o examino numa sexta-feira, quando estou cheio de boa vontade com a humanidade e suas pretensões literárias”.

Sua vida muda quando, na manhã de uma terça-feira, ele recebe um envelope branco em sua mesa. De antemão decide jogá-lo no lixo, porem, a letra trêmula com que fora endereçado o deteve.

Dentro do envelope ele encontra um pequeno maço de folhas que conta a história de “Ariadne” e de seu “amante secreto”. Ele fica fascinado com o texto e começa a sonhar acordado com a possível Ariadne e até sentir ciúmes do tal “Amante secreto”.

Após receber outros capítulos da historia “Ariadne”, o funcionário percebe que o texto não se trata de uma história fictícia, e sim de um testamento, um diário de Ariadne que promete contar sua história com o seu amante secreto e depois se suicidar.

Atormentado com seus sonhos românticos e com a possível morte de seu amor platônico, esse boêmio, frustrado com sua vida e seu casamento, decide juntar seus amigos e investigar a história de Ariadne e, se possível, salvá-la da morte anunciada.

O livro apresenta uma história bem interessante que te prende do início ao fim, tanto pelo sarcasmo do personagem como pelo suspense contido na obra que nos faz querer ler cada vez mais afim de descobrir o desfecho dessa história. Recomendo a leitura da obra, pois se trata de um romance despretensioso, de leitura fácil e rápida, aliás, uma coisa que adoro nessa obra de Verissimo é a simplicidade ao escrever, de forma que todos nós podemos ler sem dificuldades.

Escrito por Kerolainy.

Beijos, Kerolainy e Paulinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário