quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Cronologia das obras de Austen

Bem, apresentamos a vocês a nossa paixão inicial, o pontapé para nossa descoberta do sublime mundo de Austen. Essa nova publicação irá apresentar a vocês as outras obras desta escritora fantástica.

Jane nasceu em 16 de dezembro de 1775 e faleceu em 18 de julho de 1817, mesmo com essa morte precoce - aos 41 anos - ela nos deixou verdadeiras jóias: sete obras completas, a coleção de contos Juvenília ,The Watsons (obra incompleta) e Sanditon ( obra que começou a escrever em 1817, e após adoecer não pôde concluí-la).



A coleção de contos de Austen (Juvenília), foi produzida entre 1790 e 1793, nessa época, a escritora encontrava-se com 15 anos de idade.

Com apenas 15 anos começou a escrever, e a partir da leitura desses contos podemos perceber o amadurecimento da sua escrita, sempre com a perspicácia e ironia presentes, mas que se tornaram refinadas com o passar do tempo.
A partir da apresentação de Juvenília, iremos datar as outras obras a partir do ano de sua publicação, e futuramente haverá uma postagem para cada obra em particular, tratando de cada uma e as suas singularidades.

Em 1795, Jane começou a redigir seus primeiros romances que a levaram a alcançar a notoriedade. O primeiro a ser lançado, em 1811, foi Razão e Sensibilidade, o mesmo sendo batizado inicialmente de Elinor and Marianne; Em 1813 temos o nosso Orgulho e Preconceito que encantou a toda a sociedade londrina da época e que tinha sido nomeado primeiramente de First Impressions; Em 1814, Mansfield Park chega as mãos dos leitores; No ano de 1815, Emma é publicado (não sei se vocês perceberam mais este é o ano do bicentenário de Emma).




Foram publicados postumamente Persuasão e Sanditon, ambos em 1817, mesmo ano do falecimento de Austen.

Ainda temos Lady Susan, que segundo estudiosos, teria sido escrito entre 1793 e 1794 período em que Austen ainda era muito jovem, por isso alguns estudiosos divergem com relação a data real em que a obra foi escrita, pois esta mostra um enredo bem diferenciado se comparado as outras obras de Austen, a mesma foi estruturado de forma epistolar. Temos também The Watsons que começou a ser escrito em 1803, porém foi abandonado em 1805, este abandono pode estar vinculada a morte do seu pai.

Contudo, sua sobrinha Catherine Hubback continuou a obra a rebatizando de The Younger Sister (A Irmã Mais Nova), concluindo assim o livro.

If a book is well written I always find it too short.”
Jane Austen.

Beijos, Kerolainy e Paulinha !


Nenhum comentário:

Postar um comentário