Nicholas Sparks, escritor, roteirista e produtor estadunidense |
Sparks é o segundo de três filhos. Michael Earl Sparks (Micah), seu irmão mais velho e Danielle (Dana) a caçula, que faleceu aos 33 anos com um tumor no cérebro, a mesma serviu de inspiração para criar a personagem principal na obra “Um Amor para Recordar”.
Nicholas, Diana e Micah |
Após se formar como o melhor da turma em 1984 e ser o orador oficial da Bella Vista High School, se inscreveu na Universidade de Notre Dame, onde ganhou uma bolsa de estudos. Sparks se formou em finanças corporativas e se graduou com honras em 1988. Quando ainda frequentava a faculdade, Sparks escreveu seu primeiro romance, “The Passing”, enquanto estava na casa de verão entre os calouros até o seu segundo ano na Universidade de Notre Dame. Ele também escreveu outro romance em 1983, também nunca publicado, “The Royal Murders”.
Ainda em 1988, Nicholas Sparks conheceu sua futura esposa, Cathy Cote de Nova Hampshire, enquanto estava em férias por causa da semana de primavera. Eles se casaram em 22 de julho de 1989 e se mudaram para New Bern, Carolina do Norte. Infelizmente o escritor anunciou no início deste ano que se separou da mulher, Cathy Sparks, com quem teve cinco filhos, após uma união de 25 anos.
“Cathy e eu nos separamos. Essa não é claro, uma decisão que tomamos sem refletir. Nós continuamos a ser amigos próximos com profundo respeito um pelo outro e amor por nossos filhos. Pelo bem dos nossos filhos, nós consideramos isso um assunto privado", afirmou em comunicado.
Nicholas Sparks sempre se referiu a Cathy como sua musa inspiradora:
"Todos os meus romances têm elementos autobiográficos. Quase todos meus personagens femininos são baseados na minha esposa, por exemplo. Ela é inteligente, engraçada, leal, amável, forte, com um coração de ouro. Boa parcela dos meus personagens acaba sendo assim também".
Nicholas e sua ex-esposa, Cathy |
Voltando a 1988, após se formar, Sparks buscou ofertas de trabalho com editoras ou vagas para estudar direito, mas foi rejeitado em ambas as tentativas. Então, nos três anos seguintes, tentou outras carreiras, incluindo avaliação imobiliária, garçom, vendedor de produtos odontológicos por telefone e até mesmo tentou começar uma manufatura.
Em 1990, ele co-escreveu “Wokini: A Lakota Journey to Happiness” e “Self-Understanding” com Billy Mills. O livro foi publicado pela Feather Publishing, Random House e Hay House, e vendeu aproximadamente 50,000 cópias no primeiro ano após o lançamento.
Em 1992, Sparks começou a vender produtos farmacêuticos e, no ano seguinte, foi transferido para Washington, DC. Foi nessa época que ele escreveu outro romance em seu tempo livre, “The Notebook” (Diário de uma paixão). Dois anos depois, ele foi descoberto pela agente literária Theresa Park, que leu o manuscrito de “The Notebook” na sua agência e se ofereceu para ser sua representante. Em outubro de 1995, Sparks garantiu um adiantamento de $1 milhão para “The Notebook” vindo do Time Warner Book Group. O romance foi publicado em outubro de 1996 e entrou na lista de best-sellers no New York Times em sua primeira semana de lançamento.
Desde então, escreveu diversos best-sellers, dos quais nove foram adaptados em filmes: “Message in a Bottle” (Uma carta de amor, 1999), “A Walk to Remember” (Um amor para recordar, 2002), “The Notebook” (Diário de uma paixão, 2004), “Nights in Rodanthe” (Noites de tormenta, 2008), “Dear John” (Querido John, 2010), “The Last Song” (A última música, 2010), “The Lucky One” (Um homem de sorte, 2012), “Safe Haven” (Um porto seguro, 2013), “The Best of Me” (O melhor de mim, 2014) e “The Longest Ride” (Uma longa jornada, 2015).
Abaixo uma lista das obras de Nicholas Sparks já publicadas e as que já estrearam em nossas telinhas:
Caso vocês queiram conhecer um pouco mais esse escritor que tanto admiro, entra lá no site oficial e dá uma olhada em suas obras http://nicholassparks.com/
Escrito por kerolainy!
Beijos, Kerolainy e Paulinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário