quarta-feira, 15 de abril de 2015

[Resenha] - Populaire


Populaire ou A datilógrafa é uma obra encantadora produzida na França, no ano de 2013, dirigido por Régis Roinsard, e nos trás uma deliciosa comédia romântica francesa. 

O cinema francês é famoso por seus filmes dramáticos e existencialistas, mas esse é uma doce comedia romântica que vem para nos tirar daquela realidade ao qual estamos habituados.


O que me estimulou a assistir Populaire foi a primeiro ponto o figurino, pois o filme está ambientado nas décadas de 50’s e 60’s e amo de paixão todas essas roupas vintages, mas depois que percebi que era francês parei e pensei um pouco. NADA contra o cinema do país mais visitado do MUNDO, mas todos os filmes que assisti eram tão tristes e poxa! Estou em ano de ENEM, não preciso de nada que me deixe mais preocupada, e se você assistiu a alguns filmes franceses percebeu que eles questionam sobre TUDO.

Vi o trailer e fui correndo procura-lo no YouTube. O filme não deixa de tratar, de forma bem superficial, as mudanças que estavam acontecendo na rotina das pessoas naquela época, onde a Europa ainda recuperava-se de um confronto mundial.

Quando, aos seus 21 anos, Rose Pamphile sai de sua cidadezinha no interior da Normandia para seguir seu sonho de tornar-se uma secretária, que na época era o que todas as jovens sonhavam, pois isso era um status de liberdade, ela vê um anuncio e segue para o Escritório do senhor Louis Echard.

Não se sai bem na entrevista, mas tudo que ela não quer é voltar para o “Buraco” em que morava e ter que se casar com o filho do mecânico, ela não desistiu e quando Louis vira-se para chamar a próxima candidata ela começa datilografar ferozmente, apenas com os dois dedos indicadores e toda essa sua determinação chama a atenção de Echard, que decidi contrata-la.

Ele aposta com seu melhor amigo que Rose pode ganhar uma competição de Datilografia, mas ele acaba perdendo. Porém, Louis não desiste e então decide treiná-la deixando vir à tona seu espírito competidor, pois antes da guerra Louis era um esportista.



Com a convivência ambos conhecem perspectivas diferentes um do outro, ela não é apenas a secretaria insubordinada e ele não é mais tão histérico e mandão, algo mais doce começa a surgir. E a conduzi-los.


Sendo assim leva adiante sua vontade de que Rose torne-se a mais rápida do mundo e para isso será ele capaz de tudo? Até mesmo de esquecer o que está bem diante de seus olhos?



Populaire é um delicioso romance francês, que me deixou com aquele gostinho de querer voltar no tempo e visitar a cidade eternamente romântica a procura do meu Louis que em alguns momentos lembrou-me do nosso amado Mr. Darcy. Acho que a culpa é minha, pois sempre tento enquadrar os homens nos padrões de qualidade Fitzwilliam by Austen

País de origem: França
Duração: 111 minutos
Elenco: Déborah François, Romain Duris, Bérénice Bejo
Diretor: Régis Roinsard
Roteiro: Régis Roinsard, Daniel Presley, Romain Compingt



Texto escrito por: Paulinha.


Beijos, Kerolainy e Paulinha.