domingo, 1 de maio de 2016

[Resenha] Jornada pela Liberdade - Amazing Grace



Jornada pela Liberdade ou Amazing Grace é uma produção anglo-estadunidense dirigida por Michael Apted em 2006, ela narra à história real de William Wilberforce, que é um integrante do poderoso Parlamento Britânico. Ele e seu amigo William Pitt, que posteriormente viria a se tornar primeiro ministro, eram bem populares entre os lordes, Wilberforce principalmente.

Pitt convence a Will a tomar como sua a luta pelo fim do tráfico negreiro, que no século XVIII era liderado pelo Império Britânico. Will junta-se a outros abolicionistas e leva para debate no Parlamento diversas propostas de leis acerca do fim da escravidão, porém essas sempre são refutadas, com a desculpa de que causara grande prejuízo a coroa.

Wilberforce no Parlamento.

Após quinze anos vendo diversas propostas de leis sendo descartadas, uma após outra, Will além da esperança perde também a saúde e se vê obrigado a retirar-se para Bath e passar uma temporada com seu primo Henry Thornton. Em Bath, ele conhece Barbara Spooner, uma jovem que luta pelo que acredita e que vê em Will aquele homem capaz de realizar grandes coisas, mesmo que ele não acredite em si. Inspirado por Barbara, ele percebe que sua luta ainda não acabou.

Barbara e Will.

Jornada pela Liberdade nos mostra um pouco do caminho que as ideias abolicionistas percorreram até chegar aqui no Brasil, sendo o movimento liderado por Wilberforce fundamental para que a escravidão fosse considerada um crime nos outros continentes, tendo em vista a influência que Inglaterra tinha sobre os outros países. 



Escrito por Paulinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário